Notas de imprensa

A Presidente do Congresso dos Deputados e o Presidente do Senado apresentam o livro La Fabulosa Historia de Nuestra Democracia, editado pela SANTILLANA

23-11-2018

"Há quarenta anos, redigimos uma carta escrita entre todos os cidadãos e cidadãs deste país. Era muito extensa, porque tínhamos muito a dizer, muitas coisas que não pudemos expressar ao longo de quarenta anos de ditadura. Dizíamos como queríamos viver e o que estávamos dispostos a fazer para alcançá-lo. Primeiro que tudo, desejávamos recuperar o nosso direito de ser livres."

Assim começa a carta introdutória de La Fabulosa Historia de Nuestra Democracia, o livro ilustrado editado pela Santillana em colaboração com as Cortes Gerais que presta homenagem ao 40º aniversário da Constituição. A obra reúne, por décadas, alguns dos acontecimentos, dados e personalidades mais relevantes destes anos. Trata-se do relato do que aconteceu em Espanha ao longo das últimas quatro décadas, mas não é uma história completa.

"Falta um sem número de nomes de protagonistas e um sem número de dados: não cabiam todos no livro. Não tínhamos espaço suficiente para contar a história da tua mãe, do teu avô, da tua professora... As autoras e os autores deste livro selecionaram alguns acontecimentos, nomes próprios, dados e imagens que nos permitissem compreender como Espanha conseguiu deixar de viver sob o jugo do regime autoritário de uma ditadura para viver na liberdade democrática. Esta mudança não teria sido possível sem a Constituição de 1978 e todas as leis que dela surgiram, e sem a participação democrática das espanholas e dos espanhóis. Queríamos contá-lo num livro para o preservar na memória. Há coisas que vale a pena recordar."

A obra destina-se a crianças e jovens, mas também a toda a família. Com um enfoque agradável e muito visual, o leitor vai descobrindo ou recordando factos e personalidades que têm construído, do ponto de vista político, social, cultural, desportivo, etc., a história recente de Espanha. Para Teresa Grence, Diretora de Conteúdos da Santillana, "pomos nas mãos dos leitores um livro muito especial. A obra foi concebida como um relato inacabado que cada família e cada leitor completará com as suas próprias recordações e experiências. Este impulso e transmissão das recordações e da memória das gerações mais velhas para as mais jovens será, a meu ver, a grande mais-valia desta obra".

A conceptualização e textos do livro ficaram a cargo de Carlos Grassa e o design gráfico e ilustrações são obra do estúdio criativo Relajaelcoco e do ilustrador Mol. "O que nos chama logo a atenção é, obviamente, o seu grande formato e a elevada qualidade gráfica. Depois, ao abrirem o livro, os leitores serão cativados pelas vibrantes ilustrações ao estilo de banda desenhada e os pop-ups que despertam a curiosidade por saber mais. Todos estes elementos estão inseridos num relato equilibrado que nos permite fazer um balanço das transformações e evoluções que Espanha viveu ao longo das últimas quatro décadas, o maior período democrático da nossa história", afirma Teresa Grence.

A apresentação pública do livro terá lugar esta sexta-feira, dia 23 de novembro, às 13 horas, na sala Ernest Lluch do Congresso dos Deputados. Contará com a participação da Presidente do Congresso, Ana Pastor, e do Diretor-Geral da Santillana Espanha, Javier Caso de los Cobos.

Estarão também na assistência 180 alunos do quinto ano do ensino básico.

Regressar às notícias

Ir para o início da página